V:H:S
Vários diretores

Uma “equipe” de idiotas grava vídeos deles mesmos aprontando com outras pessoas, até que eles recebem uma proposta para invadir uma casa, recuperar uma fita de vídeo e destruí-la.

 

 

 

Dez diretores contam seis histórias ao estilo cinema verité, só que com mais sangue e menos verité. Há algum tempo, diretores de cinema descobriram que andar em um lugar escuro com uma câmera na mão, pode economizar muita grana e causar muito medo. Mostrar alguma coisa assustadora não é prioridade, contanto que se faça um bom trabalho sugerindo algo assustador.

Algumas fitas que assistimos no filme parecem ter sido reutilizadas e não tem nome, apenas data. Combinado com ótimos efeitos, o visual “feito nas coxas” contribui para nos desconectar do fato de que estamos assistindo à uma obra de ficção.

O primeiro vídeo é na verdade o crime que está para ser cometido. Dentro da casa invadida, os ladrões encontram várias fitas vhs e um cadáver, o que poderia servir de alerta para abortar a missão, mas acaba deixando os homens mais a vontade para fazer barulho. Eles não sabem ao certo o que deveriam estar procurando, então alguém sugere que eles empacotem as fitas e as assistam em outro lugar, mas os gênios permanecem na casa, mesmo com a possibilidade de serem pegos pela polícia ou pelo próprio cadáver, que some e reaparece quando quer.

v:h:s1Sempre que alguém pressiona play, os personagens da primeira história desaparecem, mas voltam quando cada fita termina. A gente não os vê assistindo nada, nem os escuta, só vemos o que eles estão vendo.

Na era do youtube, não é uma má idéia apresentar uma série de vídeos curtos e diversos, que nos deixam curiosos em relação ao próximo. Todos eles são violentos e surpreendentes. Você nunca imagina o desenrolar das histórias, por isso eu vou tentar revelar o mínimo possível.

No segundo segmento, ou na primeira fita que eles assistem, três amigos acostumados a conseguirem o que querem na base da enganação, encontram uma criatura que também tem este costume. Em outra história, um casal de férias recebe previsões assustadoramente corretas sobre o seu futuro. Esta não é só a mais simples das histórias, como parece não se encaixar entre as outras. Mas o diretor é um cara que adora esconder alguns segredos em seus filmes, portanto eu sugiro bastante atenção e quem sabe, uma reprise.

Todas as histórias parecem ser uma homenagem a certos filmes do mesmo gênero. Se eu disser que na quarta história, alguns adolescentes irão para uma cabana perto de um lago, e enfrentarão um místico assassino que nunca morre, que clássico do terror aparece na sua mente?

v:h:s2jpgDeixando de lado o anticlímax do desfecho, a quinta fita funciona por um bom tempo como uma mistura de Atividade Paranormal com conversas íntimas pelo Skype. A última história lembra um pouco a segunda. Mas ela é basicamente sobre estar no lugar errado, na pior hora possível.

Não há nada de errado com as fitas no sentido de que assistimos tudo na íntegra. Nada foi editado. Mas nenhuma das histórias está completa, deixando espaço para várias interpretações. E levando em conta a falta de conexão entre elas, eu acredito que isso justifica as diversas sequências, que com certeza veremos.

Advertisements