drag me to hell
Dirigido por Sam Raimi

Após causar o despejo de uma velha cigana, uma agente de empréstimos é amaldiçoada.

 

 

 

 

Sam Raimi andava muito certinho, posando de diretor sério e de bom gosto. Com Ash aposentado, ele resolveu se esconder atrás de super heróis e grandes orçamentos. Como se o Homem-Aranha pudesse apagar todo o gore que o trouxe a Hollywood. A personagem principal de Arraste-me Para o Inferno, filme que marca a volta de Raimi ao cinema trash, projeta um pouco desta necessidade de aceitação que o diretor tinha, negando suas origens para agradar um público maior.

Christine é extremamente preocupada com a própria imagem. Suas maneiras são delicadas, seu sotaque caipira está desaparecendo e a comida no seu prato é quase inexistente. Mas não poderia ser diferente, já que ela precisa atender às expectativas do chefe e da futura sogra, que pensa nela como um bicho do mato.

A oportunidade perfeita, para matar dois coelhos, chega na forma de uma velha cigana, pedindo um empréstimo na firma em que Christine trabalha. Se conceder, a jovem perpetua a fama de coração mole. Se negar, pode ser promovida, começar a ganhar mais e surpreender a sogra, mas sem o dinheiro, a idosa vai perder a casa.

Dezenas de pessoas chegam naquela firma de empréstimos todos os dias, com cara de choro, achando que são as únicas com problemas. Christine sempre foi insegura demais para se deixar odiar, mas por que aquela cliente não poderia receber o seu primeiro não? Ela parece inofensiva e representa o oposto de Christine, com a sua falta de educação e a sua cara-de-pau.

Drag me to hell 0Acontece que aquela foi a pior hora e a pior cliente, para iniciar um novo ciclo comportamental no trabalho. Quando Christine nega o pedido, a velha faz um escândalo tão grande, que o desfecho da conversa só não foi mais violento, porque o local tem seguranças. Mas que se dane, o chefe, pela primeira vez, constatou e aprovou o pulso firme da funcionária. #ChupaSegundoNoPáreoPelaVagaDeAssistenteDaGerência.

A velhinha volta para se vingar, como uma adolescente encrenqueira, esperando a vítima na saída da escola. Uma surra épica e bem embaraçosa, para ambas as partes, está longe de ser o fim da briga. O fatality, acontece quando a cigana murmura algumas palavras, em uma língua indecifrável. A pulga atrás da orelha de Christine não seria tão grande, se o horóscopo daquele dia dissesse: “Chances de sucesso no trabalho… cuidado com membros da terceira idade …”

Sob o comando de alguém com poderes para invocar demônios, mas não para pagar as próprias contas, a jovem tem a sua alma condenada. Com a auto-estima lá embaixo, desde sempre, ela não pode deixar de pensar que talvez mereça. É uma injustiça gigantesca, mas a idéia do chifrudo correndo atrás dela, a faz recorrer a curandeiros e até abandonar os princípios que faziam dela uma vegetariana.

Drag.Me.To.HellO inferno astral de Christine, pode ter se acentuado com uma praga, mas certamente começou bem antes. A garota não tem a vida perfeita, mas tem uma vida muito boa, com um namorado apaixonado e uma casa que ela sustenta sozinha com o seu emprego estável. Se o inferno é uma questão de estado de espírito, como dizem, Christine seria imune à maldições, se o seu espírito não se sentisse tão gordo e deslocado, o tempo inteiro.

Os sintomas vivenciados pela amaldiçoada, que tem o prazo de três dias para achar uma solução, são bastante familiares aos que sofrem com distúrbios alimentares. Se a praga for só uma manifestação de obstáculos auto-impostos e uma nutrição precária, o problema não fica muito mais fácil de ser resolvido. Qualquer que seja a razão para os seus tormentos, sua mente pode se acalmar com uma taça de sorvete, mas a salvação só pode acontecer através da fé que Christine precisa ter, em Christine.

Raimi pertence a este mundo. Poucos conseguiriam mostrar crianças indo para o inferno, ou idosas apanhando, sem ser ofensivos. As cenas grotescas envolvendo comida, insetos e sangue, não diminuem a seriedade do perigo que cerca Christine. Estamos nas mãos do diretor, sem conseguir torcer o nariz, para nenhuma das intermináveis sequências em que algo teima em passar pela garganta da moça. Mas ao iniciar o filme com a vinheta antiga da Universal, ele deixa claro que este é um trabalho especial, de nostalgia, cujo estilo dificilmente será revisitado.

 

 

 

Advertisements