Dirigido por Jim Mickle
Dirigido por Jim Mickle

Vampiros dominam o mundo, enquanto um matador de vampiros e seu aprendiz tentam chegar com segurança à terra prometida.

 

 

 

 

A morte chegou em forma de grandes dentes caninos. O mundo que conhecíamos acabou. Qual é o plano agora? Bom, primeiro, só colocar a cara na rua durante o dia. Segundo, evitar aglomerações. Terceiro, seguir para Nova Éden, a cidade que representa o recomeço para os sobreviventes.

O filme começa com Martin, um jovem que perde a família em uma cena chocante. Seria o ponto de partida para qualquer história de super heróis. O jovem de bom coração, passa por uma tragédia e se torna mais forte, mas nem o selvagem ataque que colocou um fim em seu modo de vida, ou a tarefa de narrar o filme, não são o suficiente para que ele deixe de ser um coadjuvante nesta história.

stake land1“Mister”, como todos o chamam, é a estrela do filme. Ele não é só um homem sem nome, é também sem história. Mas como ele mesmo diz, história não faz bem a ninguém. O jovem e Mister tem uma relação mentor-pupilo e Martin passa boa parte do seu tempo sendo treinado. Eles estão por conta própria, como qualquer outra pessoa que tenha sobrado no mundo.

Uma coisa interessante é que neste universo, as pessoas não estão acostumadas a enfrentar os vampiros. Durante a noite, todos se escondem. Durante o dia, a vida segue e as pessoas tentam manter a civilidade e alguns serviços. Não existe uma moeda oficial de troca. No caso dos viajantes, seu passe de entrada em qualquer lugar são as presas dos vampiros mortos por Mister. Isso acaba fazendo dele uma espécie de celebridade.

Anoitecer violento é um Road Movie com o movimento e as novidades da categoria, mas nunca passamos por uma cidade grande ou famosa. Toda a riqueza do país, que consiste em bebidas e drogas, se concentra agora nas áreas rurais. O problema é que os habitantes destes recém criados centros comerciais, não tem somente os vampiros a temer.

A gente começa a duvidar se o mundo mudou tanto, quando a maior ameaça, com ou sem vampiros, ainda são os fundamentalistas religiosos. Um grupo entitulado A Irmandade, que conseguiu a proeza de domesticar alguns vampiros para intimidar infiéis, é a crescente, persistente e perigosa força que domina o dia. Na sua ambição e loucura, até vampiros eles fazem chover.

A força bruta e o oportunismo trazem mais membros para a seita a cada dia. A afinidade e a necessidade, também aumentam o grupo de Mister. Mas este está longe de ser um santo e sua mania de castigar quem pisa nos seus calos, lhe trazem mais problemas do que pode aguentar.

Stake-Land2Existe uma categoria de vampiros entitulada “berserker”. Eles são mais difíceis de matar, talvez porque sejam os originais da espécie, antes do envolvimento humano. Não fica claro, pois nem sabemos como tudo começou. Os vampiros se comportam como uma matilha de lobos. Eles atacam em grupo e sua estratégia não supera as dos animais raivosos. Exceto por um deles, que pensa, fala e busca vingança, quebrando desnecessariamente as regras do próprio filme.

Uma pergunta paira no ar enquanto assistimos Anoitecer Violento. Como garantir que Nova Éden, a cidade prometida, é segura? Não se trata de um mito, a cidade existe, mas está cercada por rumores de falta de comida e canibalismo. Mesmo em território aberto, sem ver vampiros por muito tempo, nada impede que eles simplesmente apareçam a cada pôr do sol. Mas isso não importa para Mister e aqueles que o acompanham. A idéia de um lugar afastado e frio, sem edificações que possam servir de esconderijo para sangue sugas e hostil o suficiente para repelir fanáticos, é todo o paraíso de que eles precisam.

Advertisements